sábado, 11 de junho de 2016

Uma bússola de cortiça

Ao longo do ano letivo experimentámos e fizemos descobertas em conjunto… brincámos aos cientistas!
Desta vez estivemos a construir uma bússola. A bússola é um instrumento de navegação e orientação que permite encontrar ou determinar direções. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da Terra.
Para realizar a experiencia fomos divididos em grupo. Depois recebemos o protocolo de realização da experiencia e, como bons cientistas que somos, seguimos o protocolo à risca! Confirmámos todo o material, dividimos tarefas e depois foi só seguir os procedimentos. Cada um dos grupos construiu a sua bússola. Uns com mais sucesso que outros, mas todos conseguimos!

Depois de registar tudo o que fizemos fomos aprender mais sobre o assunto...

Por que é assim?
Com uma bússola podemos determinar os pontos cardeais. Todas as agulhas de bússola estão magnetizadas, orientando-se de acordo com o campo magnético em redor da Terra. Para magnetizar as nossas agulhas utilizámos um íman.
Estas forças magnéticas têm efeito sobre a agulha, fazendo com que esta se oriente sempre na direção do Norte.
Linhas magnéticas?
A nossa Terra está envolta por um campo magnético orientado do Sul para o Norte, por isso, estejamos onde estivermos, podemos-nos sempre orientar com uma bússola, bastando descobrir onde fica o Norte. Aprendemos que o Sol nasce aproximadamente a Este e põe-se a Oeste, encontrando-se a Sul ao meio-dia, se estivermos de costas para o Sol estamos virado para Norte.
Curiosidade…
Certas espécies de animais dispensam a bússola, pois com os seus apurados sentidos apercebem-se das linhas magnéticas da Terra e orientam-se por elas. Isto acontece sobretudo com as aves migratórias, mas também os pombos, os tubarões e as tartarugas do mar que se orientam pelo magnetismo da Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário